Friday, February 28, 2020

É possível jogar as missões do jogo base sem as expansões?

Está pergunta foi feita pelo usuário littbarski92 no tópico lá na Ludopedia, e no corpo da sua postagem ele levantou a seguinte indagação:

Estou pensando em comprar esse jogo, mas vejo muita gente comentando que é impossível vencer as missões do jogo base sem as expansões. É verdade?

Em sua pergunta deparamos com duas discussões interessantes. A primeira é em relação ao fato de que apesar do jogo ser descontinuado no Brasil e atualmente estar anunciado um Hiatus (porém até a data desta postagem, foi lançado mais packs do que acreditamos ser o último ciclo de expansões antes do Hiatus), muita gente ainda procura ou cogita por comprar este jogo, e em sua maioria, usado através dos anúncios na Ludopedia. Este é um ponto interessante que irei abordar em uma próxima postagem.

O segundo ponto é sobre a necessidade de expansões para vencer as missões do jogo base. Esta é uma pergunta natural, visto que se trata de um jogo inserido no modelo LCG, onde você coleciona cartas para enfrentar aventuras e obtém as mesmas em pacotes de expansões. 

No entanto, a caixa base, sem nenhuma expansão provém 226 cartas divididas em: 12 Cartas de Herói, 10 Cartas de Missão, 120 Cartas de Jogador, 84 Cartas de Encontro, o que nos dá material suficiente para montar, no mínimo, 2 decks de jogador (cujo padrão mínimo consiste em 50 cartas). Além da quantidade de cartas serem um ponto positivo, a qualidade/força das mesmas também se torna outro ponto favorável e o que eleva o coreset deste jogo.

Cartas como: 




São exemplos de cartas sólidas que estão em muitos decks construídos até hoje. Porém, é certo que a quantidade de cópias de determinadas cartas em um único coreset, pode limitar a construção de dois decks consistentes para enfrentar as missões da caixa base. O que levaria ao jogador a construir decks mistos ou adicionar cartas não tão atraentes para preencher o mínimo de 50 cartas. No entanto, ainda sim, com um único coreset é possível criar decks bem feitos capazes de vencer diversas aventuras, como este aqui que contém menos de 50 cartas, ou este aqui feito com exatamente 50 cartas, por exemplo.



Ambos decks possuem o mesmo trio de hérois e mantém uma consitência uma vez que Beravor provêm card draw e Theódred uma fonte de recursos, enquanto Éowyn consegue lidar com a fase de missão no early game, tendo um status ótimo de força de vontade.

Porém, apesar de mostrar que é possível encontra jogo em uma única caixa base, não podemos ignorar o fato de que SdA LCG é um jogo de expansões. Mas isso não te impede de ter uma experiência tímida e ao mesmo tempo divertida. Prova disto é a nossa Liga que já está na 6 edição e indo para o segundo ano. Para mais informações só ler a página sobre a liga no topo do blog.


Além disto, este é um jogo de construção de decks, você vai mexer constantemente no seu baralho. Existe um deck que venceu todas as aventuras? Sim! Mas esta foi uma experiência e que foi realizada com um objetivo particular. 

O jogo tem muito a oferecer, mesmo tendo sido descontinuado aqui no Brasil e posto em hiatus pela FFG lá fora, basta apenas a boa vontade e a disposição de embarcar. 

Se você é novo no game, sugiro entrar no nosso grupo da A Sociedade das Cartas, lá tem muita gente legal e disposta a conversar sobre o game.

Abraços

No comments:

Post a Comment